SETOR FINANCEIRO
O Itaú BBA reiterou a recomendação de “compra” para as ações do Nubank negociadas em Nova York, com o banco entre as principais escolhas no setor financeiro do Brasil. Também foi mantido o preço-alvo dos papéis de US$ 13 ao fim de 2024. "Vemos as ações sendo negociadas a 24 vezes o preço em relação ao lucro (P/L) de US$ 2,1 bilhões em 2024 e 15 vezes em 2025, oferecendo uma combinação atraente de crescimento/valorização.", escrevem os analistas.
Para o Itaú BBA, assim como observado no 1º trimestre, o Nubank continuou a aumentar a penetração de crédito por cliente em um ritmo acelerado. Agora, ao expandir a oferta de produtos, a elegibilidade dos clientes e/ou aumentar o limite por cliente, o Nubank monetiza mais e ganha prioridade entre os brasileiros de renda média-alta em sua base de aproximadamente 90 milhões. "O sucesso nessa estratégia é crucial para os lucros e para a história de longo prazo da empresa."
O Itaú BBA também avalia que a base de 90 milhões de clientes do Nubank no Brasil não crescerá para sempre. Mas certamente pode ser explorada mais do que é hoje. "Aumentar a penetração de crédito por cliente é onde o conhecimento de dados e a conexão com o usuário podem ser mais lucrativos. E estamos começando a ver exatamente isso."
O crédito total por cliente ativo, anota o Itaú BBA, cresceu 20% ano a ano no 1º trimestre, com o crédito com juros por cliente aumentando 45% por meio de altos tickets de empréstimos pessoais e parcelamentos de cartões. "Avaliamos que isso é impulsionado por mais ofertas de produtos (ou seja, crédito pix, FGTS, consignado), maior apetite de crédito por cliente (limites, duração, renegociações) e mais clientes se tornando elegíveis para crédito."
Por último, o Itaú BBA anota que o Nubank está "consumindo" mais da renda dos clientes ou permitindo a entrada de clientes potencialmente mais arriscados. Isso naturalmente exige mais provisões de risco de crédito na concessão. "Provisões mais altas primeiro, lucros depois. O sucesso nessa estratégia de crescimento deve representar um potencial enorme de geração de lucro para os próximos trimestres."