Como funciona por dentro uma empresa de comércio eletrônico? Para entender isso, a Inteligência Financeira visitou o centro de armazenamento e distribuição em Cajamar (SP) do Mercado Livre (MELI34), a maior empresa do setor no país.

Mercado Livre: conheça os bastidores da maior empresa de comércio eletrônico no Brasil

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Em Cajamar, mais de 3 mil funcionários caminham, em média, mais de 12km por dia Nos dias normais, vende-se 1.800.000 de produtos por dia. Na última black friday, foram 3.000.000 de produtos diários. A velocidade de entrega é 50% no mesmo dia ou no dia seguinte e 80% entregue em até dois dias.

Para manter este ritmo, são 10 grandes centros de distribuição, 4.500 agências, 5.000 caminhões, 30.000 carros e 10 mil pessoas na equipe logística. Na black friday, contrataram mais 7.200 pessoas em regime temporário.

As encomendas são distribuídas em 200 rotas de entrega pelo país. Segundo a empresa, a estrutura logística garante um padrão de qualidade para o cliente, chegando aos 5.500 municípios do Brasil, com o melhor prazo de entrega.

Nos últimos 3 anos, foram alocados mais de 40 bilhões de reais em investimentos e despesas estratégicas no Brasil. E de acordo com o Mercado Livre, esse investimento foi retornado por possuírem todas as informações, desde o momento em que o cliente compra, até o momento em que o produto chega no ponto final, não dependendo de outras empresas.

Um dos objetivos da organização é democratizar o comércio e os serviços financeiros no Brasil e na América Latina.

Fernando Yunes, líder do Mercado Livre no Brasil, conta na entrevista exclusiva o que o Mercado Livre está fazendo para superar gigantes como Amazon, Shein, Shopee e AliExpress. Você pode conferir acessando a matéria e assistindo ao vídeo completo.