APRENDA

Linha do tempo: das inconsistências contábeis até a fraude.

AMERICANAS

Antes de entender os principais desdobramentos da crise da Americanas, é importante saber o que são fatos relevantes: forma como companhias listadas na bolsa de valores se comunica com o público em geral e com os investidores especificamente.

O QUE É FATO RELEVANTE?

O primeiro fato relevante informa que “foram detectadas inconsistências em lançamentos contábeis”. A informação significava, na época, que informações não constavam adequadamente nas demonstrações financeiras da empresa.

11 DE JANEIRO DE 2023

A companhia emitiu outro comunicado, informado a contratação do escritório Rothschild & Co para atuar na renegociação da dívida da companhia.  A Americanas anuncia também que Camille Loyo Faria passa a ocupar o cargo de diretora financeira e de relações com investidores.

16 E 17 DE JANEIRO DE 2023

Grupo Americanas anuncia sua recuperação judicial – instrumento que visa que uma determinada empresa evite a falência e, com isso, consiga renegociar suas dívidas.

19 DE JANEIRO DE 2023

A companhia informa a lista de credores e onde é possível consultá-la.

25 DE JANEIRO DE 2023

A Americanas anuncia o afastamento de alguns diretores. No dia 20 de março, pela primeira vez, um fato relevante menciona o plano da companhia de recuperação judicial.

MARÇO DE 2023

Pela primeira vez, a Americanas admite que houve fraude.

13 DE JUNHO DE 2023

Saiba mais na Inteligência Financeira