Aprenda
Morar em Portugal é um sonho comum entre brasileiros insatisfeitos com o país há algum tempo...
Muitos brasileiros decidem deixar sua terra natal e tentar a sorte na Europa. A facilidade da língua e a qualidade de vida são atrativos de Portugal. Compensa se mudar para terras lusitanas?
Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), há 204.694 brasileiros vivendo hoje em Portugal, representando 29,3% dos estrangeiros lá.
É preciso de visto e de recursos financeiros, com trabalho remoto ou presencial.
Ainda existe a opção de trabalhar em Portugal...
Depende muito das suas expectativas, da sua área de formação e experiência. Ah, conhecer idiomas pode te ajudar, sabia?
...e qualidade de vida, e aceitar trabalhar em funções fora da sua formação, pode ser fácil conseguir um emprego em cafés, restaurantes ou como motorista de aplicativo, por exemplo.
... pode ser um problema! O processo de validação do diploma não é simples. Em alguns casos é preciso estudar novamente.
Para trabalhar em Portugal sendo brasileiro, você precisa de alguns documentos. Prepara o print!
O ideal é que você saia do Brasil já com o contrato ou o visto de trabalho. Se não conseguir, existe a possibilidade de solicitar um SEF - autorização de residência para trabalho com dispensade visto.
Há quatro opções de visto para morar em Portugal. Confira a lista a seguir!
O maior desafio tende a ser o valor dos aluguéis. Porto e Lisboa, por exemplo, costumam ser as cidades mais caras.
Pegamos um exemplo de uma família de 3 pessoas, vivendo em Braga.
Aluguel -> 650 euros Água, eletricidade, gás (média mensal) -> 100 euros Supermercado -> 300 euros TV, telefone, internet -> 90 euros Combustível (por tanque de 40 L de gasolina) -> 75 euros TOTAL -> 1.215 euros O valor final equivale a R$ 6709,59.