SIGA
Um dos cargos mais importantes em qualquer governo brasileiro é Ministro da Fazenda ou Ministro da Economia. Todo mundo, principalmente a imprensa e o pessoal do mercado, ficam ansiosos para saber quem será o ministro.
Mas, você sabe por que esse cargo é importante? E por que fica essa comoção geral para saber quem vai ser o ministro? Já prepara o lápis e o papel (ou o bloco de notas) e segue o fio!
O responsável pela Fazenda é quem coloca em prática a política econômica do presidente. Ou seja, diz como a economia do Brasil vai andar pelos próximos quatro anos.
Ele decide, por exemplo, como e quanto o governo vai gastar uma boa parte do orçamento e pode criar novas maneira de gerar dinheiro pro governo.
A pessoa que ocupa o cargo, além de ter conhecimento técnico de economia, também precisa ser boa de conversa. Não adianta só ela agradar o partido que está no poder e o presidente da república.
Se um governo vive trocando o ministro da fazenda, o mercado fica nervoso porque ele não sabe o que pode acontecer com o país. Mas se muita gente confia no ministro, as chances de a economia ir bem aumentam.
Desde a redemocratização do Brasil, em 1988, o Guido Mantega foi o campeão: ficou oito anos e nove meses no cargo durante os governos Lula e Dilma.
Gustavo Krause, Paulo Roberto Haddad e Eliseu Resende ficaram só dois meses cada um na cadeira de ministro da fazenda. Todos eles, durante o governo Itamar Franco.
Por isso, é sempre bom ficar de olho nas notícias sobre o ministro da fazenda para ter um termômetro de como a economia do Brasil está indo. Agora, no governo Lula, ficaremos de olho na movimentação de Fernando Haddad, atual minsitro da Fazenda.