Primeiras medidas de Trump: tarifaço e cortes de impostos estão na lista

Exploramos as possíveis primeiras ações do presidente reeleito Donald Trump, incluindo tarifas elevadas e cortes de impostos.

ELEIÇÕES EUA

Os eleitores americanos reelegeram Donald Trump nos Estados Unidos. Com isso, Trump se torna o 47º presidente eleito dos EUA.

Reeleição de Trump

Os americanos sentem uma 'nostalgia econômica' do período de baixa inflação no primeiro mandato de Trump. O presidente planeja novas tarifas e cortes de impostos.

Nostalgia econômica

As tarifas propostas por Trump são mais amplas e elevadas do que no primeiro mandato. Os cortes fiscais serão mais restritos.

Tarifas e cortes de impostos

Economistas e investidores acreditam que as tarifas aumentarão a inflação, enquanto os cortes fiscais podem estimular o crescimento e aumentar os déficits.

Opinião dos analistas

Uma das primeiras ações de Trump será anunciar um novo pacote tarifário. Ele falou em aumento de pelo menos 60% sobre produtos da China e entre 10% e 20% sobre importações de outros países.

O 'tarifaço' vem primeiro

Analistas estimam que o plano de '60% e 10% de Trump' aumentará os preços ao consumidor nos EUA. No entanto, a inflação deverá regressar à sua tendência subjacente.

Impacto do 'tarifaço'

Analistas também veem um impacto sobre o dólar, que poderá subir para compensar os preços de importação mais elevados. Isso pode significar mais pressão sobre a inflação e no ciclo de alta de juros no Brasil.

Efeito sobre o dólar