ROXO34
O Nubank (ROXO34) anunciou neste mês de maio que superou o número de 100 milhões de clientes. Segundo comunicado, isso o tornou o primeiro banco digital a alcançar esta marca fora da Ásia. O número total inclui cerca de 92 milhões de clientes no Brasil, 7 milhões no México e quase 1 milhão na Colômbia.
Criado no Brasil em 2013 por David Vélez e Cristina Junqueira inicialmente como uma plataforma digital de cartões de crédito sem tarifas, o Nubank nos anos seguintes lançou sua conta de pagamentos. Além disso, nos últimos anos o Nubank vem ampliando sua prateleira de produtos, incluindo empréstimos pessoais, investimentos, seguros e, mais recentemente, soluções para pequenas e médias empresas.
Dessa forma, a plataforma vem progressivamente desafiando os grandes bancos de varejo, com uma estrutura mais leve de custos. A expansão da base ganhou impulso em 2020 com o isolamento social imposto para conter a pandemia da Covid-19. No México, o banco aguarda licença regulatória para operar com produtos de investimentos, portabilidade de salário e linhas de crédito.
O banco começou sua expansão internacional em 2019, chegando à Colômbia e ao México. Assim, esse vem sendo um caminho para o Nubank manter seu ritmo de expansão da base de clientes, à medida que o crescimento de bancos digitais no Brasil dá sinais de exaustão.
O Nubank (ROXO34) anunciou também agora em maio que teve lucro líquido de US$ 378,8 milhões no primeiro trimestre de 2024. Isso significa salto de 167% em relação ao mesmo período de 2023 (US$ 141,7 milhões). Excluindo efeitos extraordinários, o lucro do banco digital entre janeiro e março somou US$ 442,7 milhões, aumento anual de 142,7%.
O retorno sobre patrimônio líquido (ROE) do Nubank atingiu 27%. O ROE mede quanto um banco remunera o capital de seus acionistas. O patamar foi superior aos de Itaú Unibanco (ITUB4), com 21,9%; BTG Pactual (BPAC11), de 22,8%; Santander Brasil (SANB11), em 14,1%; Banco do Brasil (BBAS3), de 21,7%; e de Bradesco (BBDC4), com 10,2%.