Lula na China manda recados aos EUA e assina acordos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está na China para uma visita oficial ao país. Ele foi recebido pelo presidente Xi Jinping.
Lula assinou 15 acordos comerciais com o país asiático, em áreas como exploração espacial, comércio, agricultura e notícias, dentre outros.
15 acordos
15 acordos
Alguns exemplos são: - fortalecimento da cooperação em investimentos na economia digital - cooperação entre a agência de notícias Xinhua e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
- plano de cooperação espacial entre agências espaciais;- desenvolvimento conjunto do CBERS-6 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres)- cooperação em pesquisa e inovação
Em Xangai, Lula defendeu o adeus à dolarização nas trocas comerciais entre os países-membros dos Brics.
Adeus ao dólar
Adeus ao dólar
“Toda noite me pergunto porque todos os países precisam fazer seu comércio lastreado no dólar. Por que não podemos fazer comércio lastreado na nossa moeda?
O governo Lula tem defendido uma posição de independente do Brasil no cenário global, sem alinhamento automático aos EUA ou à China
Brasil independente
Brasil independente
Na viagem, pode estar adotando posicionamentos próximos a Pequim em questões práticas, enquanto mantém laços com os EUA em questões políticas, como a defesa da democracia.
Saiba mais sobre a viagem de Lula à China na Inteligência Financeira