É vantajoso investir em LCI ou previdência privada no curto prazo? E no médio e longo? Respondemos essas e muitas outras perguntas.
INVESTIMENTOS
A LCI é um investimento de renda fixa conservador e tem como uma das suas principais atratividades o fato de ser isento de imposto de renda. O seu retorno depende da taxa de juros atrelada ao investimento e costuma ser indicado para curto e médio prazo.
O que é LCI?
O que é previdência privada?
Há muitas opções de fundos e tudo depende do perfil de investidor de cada pessoa. Ainda assim, é possível fazer alguma aproximação da rentabilidade média. “Utilizando como exemplo os fundos conservadores que utilizam como benchmark o CDI, temos uma rentabilidade real entre 0,6 a 0,8% ao mês, já descontando o IR”, diz Marlon Glaciano, planejador financeiro e especialista em Finanças.
Para a LCI, Glaciano explica que há três opções de rentabilidade: · Prefixado: o rendimento é definido na hora da compra dos títulos; · Pós-fixado: o rendimento é totalmente vinculado a algum índice, como o CDI, por exemplo; · Híbrido: combina uma taxa predefinida de juros a um índice econômico, como o CDI..
“É importante fazer a cotação dessa taxa para buscar a melhor negociação possível, ela poder variar, o valor e o prazo são cruciais. Podendo ficar entre 90% e 99% do CDI, lembrando que é isenta de imposto”, destaca Adriana Matheus, economista e especialista em investimentos.
Quando comparada com o rendimento de um outro produto não isento, a LCI 90% do CDI equivale a 105,8% do CDI para produtos que pagam imposto de renda. Já uma LCI 99% do CDI equivale a 116,5% do CDI para produtos não isentos. “Assim um plano de previdência precisaria trazer um retorno superior a 105,8% ou 116,5% para começar a ser atrativo”, explica Adriana.