LCA e LCI: como ganhar dinheiro com o agronegócio e o mercado imobiliário

 Essas siglas, que querem dizer Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Crédito Imobiliário (LCI), são títulos de crédito que surgiram com o objetivo de fomentar o agronegócio e o  mercado imobiliário.

O que são

“Emitidos por instituições financeiras, os produtos possuem operações de crédito no setor de agronegócio e imóveis. Além de serem isentos de Imposto de Renda para pessoa física”, explica Calil Filippelli, gestor de fundos da Ouro Preto Investimentos.

Isentos de IR

Por mais que a maioria dos especialistas aponte que as Letras de Crédito são indicadas para investidores mais conservadores, já que o risco é relativamente baixo e o rendimento mais atrativo (em função da isenção do pagamento de IR), os ativos podem sim compor a carteira de qualquer pessoa.

Perfil de investidor

vale saber que tanto o rendimento da LCI quanto o rendimento da LCI estão vinculadas ao chamado CDI, que é o Certificado de Depósito Interbancário.

Rendimentos da LCA e LCI atrelados ao CDI

“Investir em LCA e LCI pode ser uma boa alternativa de rentabilidade combinada com a segurança. Visto que são investimentos de baixo risco e ainda há o fator diversificação , pois quando se investe em Letras de Crédito, você está exposto ao mercado de agronegócio e imobiliário”, afirma Juan Lucas Lopes Vieira.

Por que investir em Letras de Crédito pode ser bom?