‘É preciso investir em dólar’, diz diretor do Itaú Unibanco

Eric Altafim, diretor do Itaú Unibanco, destaca a importância de investir em dólar e o volume recorde de operações do banco em 2024.

INVESTIR NO EXTERIOR

Ter uma parte da carteira de investimentos em dólar é uma estratégia que vem tomando corpo, tanto entre investidores, quanto de especialistas. “É muito saudável ter dinheiro fora do Brasil”, afirma Eric Altafim, diretor de produtos e mesas corporate do Itaú Unibanco.

‘É preciso investir em dólar, ainda que aos poucos’

Altafim reforça, contudo, que a estratégia de ampliar seus investimentos para fora do Brasil depende também do seu perfil e objetivos. “Então, é interessante começar a fazer isso aos poucos, sendo sempre muito fiel ao seu planejamento”, diz Altafim.

Analise seu perfil

“A previsão do dólar veio para trazer humildade aos economistas”, afirma Altafim. Em geral, os especialistas erram a porcentagem de aumento ou queda e o tempo que uma dessas coisas aconteceria.

Previsão

Mas uma coisa é certa: é preciso dolarizar um pedaço – ainda que pequeno – dos investimentos.

Dolarizar

Em 2024, o Itaú Unibanco conquistou a liderança e se tornou o maior banco de câmbio do Brasil. “Foi uma surpresa. A gente sabia que esta numa crescente, e ia buscar um segundo lugar honroso”, disse Altafim.

Itaú é líder em transação com câmbio, segundo o BC

Por traz dessa liderança está um forte aparato tecnológico. Só para se ter uma ideia, 70% das transações de câmbio do Itaú vêm de canais digitais. Além disso, 44% das operações são feitas de forma totalmente automatizadas, sem intervenção humana.

Tecnologia