Títulos que pagam IPCA+10%: saiba se existem e as vantagens

ONDE INVESTIR

Muitas pessoas têm procurado títulos que pegam o IPCA+10% ao ano. Ou seja, um investimento que ofereça remuneração igual ao IPCA acrescido de 10%. Mas será que esse tipo de ativo financeiro existe? Quais os riscos e vantagens?

Para responder essa e outras questões, a Inteligência Financeira conversou com Simone Carvalho, CEO do Grupo NanoCapital, e com Fernando Marx, contribuidor e sócio da Traders Club.

Palavra de especialistas

A resposta é sim. Segundo Fernando Marx, a renda fixa no Brasil segue tendo ótimas oportunidades. Afinal de contas, vem apresentando uma taxa de retorno real muito acima da inflação e uma das maiores do mundo.

Existem títulos de renda fixa que paguem até IPCA+10%?

“No secundário, temos as Nota do Tesouro Nacional Série B (NTN-Bs) curtas – na média de 2 anos de duration – pagando aproximadamente IPCA+6,5%. Enquanto isso, diretamente com o Tesouro Direto , temos taxas apenas para 2029 acima de 6%”, comenta o sócio da Traders Club.

Títulos públicos que pagam até o IPCA+10%:

Debênture Enauta para 2030: que paga IPCA+6,93% (isento de IR); – Debênture Iguá Saneamento para 2043: tem como retorno o IPCA+7,24% (isento      de IR); – CRI Rede D’Or para 2036: com retorno financeiro do IPCA+6,28% (isento      de IR).

Títulos privados que pagam até o IPCA+10%:

“O caminho mais comum são os títulos de dívidas de empresas privadas. No entanto, é importante ressaltar que esses títulos têm maior risco em comparação com o Tesouro Direto”, pondera Simone Carvalho.

Investimentos que pagam exatamente o IPCA+10%

Os riscos estão relacionados à solidez financeira das empresas emissoras dos títulos. Afinal de contas, se a empresa enfrentar dificuldades financeiras, o investidor pode ter prejuízos.

Riscos

Já o lado positivo inclui a possibilidade de obter rendimentos superiores à inflação e a diversificação da carteira de investimentos. “O que proporciona um melhor balanceamento de risco e rentabilidade. Sem esquecer que esses títulos podem ser uma alternativa para proteger o poder de compra ao longo do tempo”, diz a CEO da NanoCapital.

E as vantagens?