Ter liquidez diária significa que o investimento pode ser resgatado a qualquer momento, com a rentabilidade proporcional ao tempo em que o dinheiro ficou aplicado.
INVESTIMENTO
O campeão da recomendação dos especialistas é o Tesouro Selic, que tem rendimento constante e não se perde em caso de resgate antecipado.
No caso dos CDBs, o investidor deve prestar atenção nas regras do produto, uma vez que apenas uma parte deles tem liquidez diária. As opções com taxas mais vantajosas, inclusive, são as que costumam ter os prazos de retiradas mais longos.
De acordo com os especialistas consultados pela Inteligência Financeira, o ideal é que o investimento voltado para a liquidez diária tenha regras claras e fáceis de compreender, além da garantia do resgate em curto prazo.
O investidor deve considerar a tributação dos investimentos. Tanto para o Tesouro Selic quanto para os CDBs vale a regra em que investimentos de até 180 dias são tributados em 22,5%. Trata-se de uma tabela regressiva, que chega a 15% quando a aplicação supera os 720 dias.
Investimentos com liquidez diária ocupam um papel considerado essencial, que é o de constituir a reserva de emergência. Por ser um valor que deve estar disponível, ele deve estar em um produto de fácil acesso e sem riscos.