Veja as opções ideais para investidores que tem pouco tempo, ou muita pressa, para o rendimento
Quando o assunto é investimentos, você já deve ter ouvido falar sobre o poder do tempo. Estratégias de médio e longo prazo costumam ser as mais recomendadas por especialistas, mas isso não é uma regra. Para quem planeja fazer aplicações, mas pretende usar o recurso logo ou está precisando de mais segurança, os investimentos de curto prazo podem ser uma boa opção.
Na renda fixa “Um CDB de liquidez diária indexado ao CDI seria a escolha mais segura”, indica Vinícius Rossite, sócio e especialista em fundos de investimentos na Acqua Vero. Neste caso, segundo o especialista, é possível achar aplicações começando em 100% do CDI ou mais, dependendo da instituição. Já para quem precisa do recurso em um período um pouco maior, mas ainda no curto prazo, o especialista indica as emissões bancárias sem liquidez diária. “Aplicações com vencimento definido em 3 e 6 meses tendem a ter taxas mais atrativas do que aplicações com liquidez diária”.
Nos fundos de investimento Para quem não quer abrir mão da liquidez e ainda assim busca superar os 100% do CDI, Vinícius Rossite, indica alternativas de fundos. “Existem diversas alternativas de fundos no mercado. Dentre eles, fundos que investem majoritariamente em créditos bancários, possuindo uma cesta de CDBs/LFs com vencimentos e taxas pré-definidas, mas possibilitando ao investidor uma liquidez diária ou d+1”.
Na renda fixa Para investidores que desejam aplicar no curto prazo e estão dispostos a correr mais riscos, ativos prefixados ou mesmo indexados à inflação são boas opções. “O investidor que acredita no fechamento da curva de juros futuros pode aplicar em crédito privado corporativo, como debêntures, CRAs e CRIs”,ressalta Vitor.
Na renda variável Outra opção para quem topa arriscar um pouco mais são os fundos multimercados. “Eles conseguem navegar em diferentes cenários, por terem a liberdade de investir em todas as classes de ativos e em qualquer geografia. A soma desses pontos gera uma maior consistência em seus resultados”, explica Vinícius. Mas, atenção: os fundos multimercados não garantem rentabilidade e podem sofrer oscilações até mesmo negativas dependendo do período analisado.
Bolsa mais conservadora Ainda na renda variável , Lucas Bohn, sócio e Head de Distribuição da Acqua Vero, destaca a estratégia de compra e venda de opções. “Nela, o investidor consegue garantir o capital alocado na operação e ainda participar de eventuais altas das ações”, ressalta.