Ações ou Títulos Públicos: como escolher o melhor investimento

INVESTIMENTOS

Descubra as diferenças entre ações e títulos públicos e aprenda a escolher o melhor investimento de acordo com o seu perfil e objetivos financeiros.

Uma boa carteira de investimentos pode incluir diferentes ativos financeiros. Tudo depende do seu perfil, prazos de vencimento, objetivos e apetite ao risco.

Ações ou Títulos Públicos?

Na renda fixa, o retorno sobre o valor investido é indicado no momento da compra. A rentabilidade é baseada em indicadores como a taxa básica de juros, a Selic, a inflação do IPCA ou uma taxa de juros predefinida.

Entendendo a Renda Fixa

A renda variável apresenta maior risco, pois o retorno é imprevisível. No entanto, os ganhos podem ser maiores. Entre os ativos financeiros de renda fixa estão ações, fundos de investimento, fundos de índice, BDRs e criptomoedas.

A Renda Variável e o risco

O relatório semestral “Onde investir em 2024?”, feito pelo Ágora Investimentos, mostra um ambiente otimista para o mercado de renda variável brasileiro, apesar de alguns percalços recentes.

O mercado de renda variável brasileiro

Para o especialista em investimentos no Ágora, Gabriel Tossato, a escolha depende dos objetivos financeiros, do perfil e do apetite ao risco do investidor. Não existe melhor ou pior, mas sim, o que o investidor pode esperar e o que ele precisa buscar de retorno.

O que vale mais a pena?

Uma carteira de investimentos balanceada geralmente inclui ambos os tipos de ativos financeiros. O que importa é o balanceamento dos seus objetivos para enfrentar os diferentes cenários econômicos.

Como escolher em qual investir?