Como fica a situação de quem caiu na malha fina, mas tem direito a restituição? De acordo com a Receita Federal em São Paulo, todos os meses são emitidos lotes residuais de restituição do Imposto de Renda.
impostos e taxas
Verificar o motivo pelo qual a declaração caiu na malha fina. De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, 1,4 milhão de declarações do IR 2023 caiu na malha fina.
Os principais motivos foram: – 58,1% – Problemas com deduções realizadas, sendo as despesas médicas o principal motivo - 27,6% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual – 10,0% – Divergências entre os valores declarados pelo contribuinte na sua declaração de Pessoa Física e os valores que foram informados pelas fontes pagadoras na DIRF – 4,3% – Outros fatores como deduções do Imposto devido
Passo a passo de como fazer uma declaração retificadora. 1) Acesse o programa Entre no programa do ano da declaração que deseja corrigir.
Como corrijo a declaração do Imposto de Renda?
2) Abra a declaração transmitida Clique na aba “Transmitidas”. Clique em cima da declaração que deseja retificar. Clique então no ícone “Retificar Declaração” (o segundo de cima para baixo, identificado pelo símbolo de uma seta com a letra R dentro). 3) Nova cópia da declaração A seguir, o programa irá criar uma cópia da declaração retificadora na aba “Em Preenchimento.”
Como corrijo a declaração do Imposto de Renda?
4) Confira a tela Identificação do Contribuinte Assim que abrir o programa, entre na tela “Identificação do Contribuinte”. Você verá que a declaração já está marcada como “Declaração Retificadora”. 5) Corrija os dados errados e transmita a declaração Corrija as partes em que houve erro ou omissão e transmita a declaração.
Como corrijo a declaração do Imposto de Renda?
6) Confira regularmente o status da declaração Confira de tempos em tempos o status da declaração no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
Como corrijo a declaração do Imposto de Renda?