aprenda

IR 2023: quais são os investimentos isentos?

Quem investe em renda fixa ou variável deve prestar contas ao Leão neste ano.

A boa notícia é que alguns investimentos são isentos de impostos. Entenda quais:

As Letras de Crédito do Agronegócio entram na categoria de renda fixa e são títulos emitido por instituições financeiras públicas e privadas.  Na prática, ao investir em LCA, você estará emprestando dinheiro para o agronegócio. As LCAs são isentas de IR.

LCA

As Letras de Crédito Imobiliário funcionam de forma semelhante às LCAs, mas voltadas ao setor imobiliário. O objetivo é captar recursos financeiros destinados a empréstimos para empresas da área. Também são isentas de IR.

LCI

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários e os Certificados de Recebíveis do Agronegócio são títulos de renda fixa de crédito privado.  O dinheiro captado por esses títulos , que são isentos de IR, é usado para financiar o mercado imobiliário e o setor do agronegócio.

CRI e CRA

Também dentro da renda fixa, as debêntures são títulos de dívidas. Neste caso, os emissores são empresas de capital aberto ou fechado que buscam recursos para financiar projetos. As debêntures incentivadas são isentas de IR por serem emitidas por empresas que tocam projetos de infraestrutura no país.

Debêntures incentivadas

Quem investe na bolsa de valores também pode aproveitar o benefício da isenção. Atualmente, os rendimentos vindos de dividendos de ações são isentos de tributação.

Rendimentos de Dividendos

Os rendimentos dos fundos imobiliários também são isentos de Imposto de Renda, desde que o investidor tenha menos de 10% do total de cotas do fundo. Mas atenção: o IR é cobrado quando há lucro a partir da venda de cotas.

Rendimentos de fundos imobiliários

É importante lembrar que, mesmo isentos, todos esses investimentos precisam ser declarados no Imposto de Renda.

Saiba mais sobre como declarar investimentos no IR!