FINANÇAS
Entenda o cruzamento de dados financeiros e fiscais que a Receita realiza para descobrir sonegação
A resposta está no cruzamento de dados financeiros e fiscais que a Receita realiza, informa a advogada Daniela Poli Vlavianos, sócia do escritório Poli Advogados. “Este cruzamento tem o objetivo de garantir a precisão das informações declaradas e também combater a sonegação fiscal”, explica.
1. Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2. Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (DIMOB) 3. Declaração de Operações com Cartões de Crédito (DECRED) 4. Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) 5. E-Social e CAGED 6. Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe) 7. E-Financeira
A Receita também realiza o cruzamento de dados com outros órgãos e entidades, tanto nacionais quanto internacionais, ampliando ainda mais o escopo de sua fiscalização, explica Daniela.
É fundamental que os contribuintes mantenham suas declarações e informações fiscais sempre precisas e atualizadas. Isso significa declarar corretamente todos os rendimentos, posses, dívidas e despesas dedutíveis, além de manter documentação comprobatória para todas as transações e declarações feitas por pelo menos cinco anos.