aprenda

Hurb é confiável? Reclamações contra a operadora disparam

Um grupo de Facebook reúne mais de 20 mil pessoas que dizem ter sofrido prejuízos ao comprar pacotes com a Hurb, antiga Hotel Urbano.

Prejuízos com  a Hurb

Nos últimos dias, hotéis e pousadas do Brasil todo passaram a emitir comunicados afirmando que pararam de atender clientes do Hurb por falta de pagamento da empresa.

Hotéis e pousadas

Os estabelecimentos deixaram claro que não têm recebido os valores das reservas e, além disso, não conseguem contatar a agência para buscar uma solução.

Clientes que já tinham viagens marcadas tiveram que suspender os planos por não conseguirem concluir a hospedagem.

Viagens suspensas

No ReclameAqui, o Hurb acumula quase 30 mil reclamações nos últimos seis meses. 

Reclamações

De acordo com dados fornecidos pelo Procon-SP, o órgão recebeu 3.427 reclamações contra a operadora de viagens no ano passado, sendo 72,5% delas a partir de julho.

Os clientes que compraram um pacote e descobriram que a agência não pagou a hospedagem, têm direito a uma solução imediata.

O que fazer em caso de prejuízo?

O consumidor tem direito a receber o que foi contratado e pago, de acordo com as cláusulas do contrato estabelecido.

Se a empresa não cumprir o acordo, o cliente pode buscar seus direitos na Justiça, solicitando que a agência cumpra as obrigações e providencie a viagem conforme o combinado.

Justiça

Ao entrar com uma ação na Justiça, é importante ter todos os comprovantes e documentos relacionados à compra do pacote de viagem

Guarde tudo

A Lei nº 14.034/2020 permite que as empresas devolvam os valores em até 12 meses a partir da data prevista para a viagem, desde que sejam pacotes comprados e cancelados no período da covid-19.

O que diz a lei

Para os pacotes que não atingem essa data de pandemia, o prazo é de 7 dias para restituição da operadora ao consumidor, segundo a norma 400 da Agência Nacional de Aviação Civil.

Em comunicado oficial, a Hurb diz que para os viajantes impactados e que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, há um setor de atendimento ao cliente que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto.

O que diz a Hurb

Em relação aos hotéis, o Hurb informou que conduzirá, de forma individualizada, um diálogo com cada parceiro de rede hoteleira que fez algum tipo de reclamação,

Saiba como evitar ciladas em viagens na Inteligência Financeira