Será que você tem algum valor a receber de um banco que fechou as portas, pelo seu CPF ou de algum parente que já morreu? Pois é isso que a Inteligência Financeira vai te explicar.
DINHEIRO ESQUECIDO
Para saber se você tem valores a receber pelo CPF, você deve acessar o site do Banco Central, em valoresareceber.bcb.gov.br. No sistema, você poderá consultar se há valores a serem recebidos de empresas ou pessoas físicas, além de fazer a solicitação do valor.
Herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais de pessoas falecidas também podem fazer a consulta. Confira o passo a passo:
– Acesse a página oficial do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central: valoresareceber.bcb.gov.br; – Vá em “Consulte valores a receber”. – Assine o campo de CPF ou CNPJ, dependendo da consulta que fizer.
– Digite o CPF ou CNPJ. – Digite a data de nascimento ou a data de abertura da empresa. – Transcreva os caracteres que aparecem na imagem e vá em “consultar”.
– Em seguida, aparecerá uma mensagem se há valores esquecidos. Se restou alguma dúvida, acesse a matéria completa para saber mais.
O dinheiro esquecido em contas bancárias, consórcios ou outras instituições financeiras que ainda permanece no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central é mais de R$ 2 bilhões.
Valores a receber da conta de parentes falecidos
Mas como saber se o parente que já morreu tinha dinheiro em algum banco? Além disso, como fazer para recuperar o dinheiro e ter valores a receber? Confira o passo a passo:
Valores a receber da conta de parentes falecidos
1) Descubra se existem valores a resgatar Para fazer a consulta, é preciso saber CPF e data de nascimento da pessoa falecida. 2) Acesse o Sistema (SVR) 3) Faça o login Faça o login com a sua própria conta gov.br. O nível da conta gov.br precisa ser prata ou ouro.
4) Escolha uma opção Acesse Valores para Pessoas Falecidas. 5) Informe os dados do falecido CPF e a data de nascimento da pessoa falecida. 6) Leia e aceite o Termo de Responsabilidade Lembre-se de que é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, para acessar os dados.
7) Confira os dados 8) Entre em contato com a instituição Pergunte diretamente à instituição sobre a documentação que você precisa apresentar para receber o valor da pessoa falecida. 9) Visualize o comprovante.
Para isso, existe uma espécie de seguro, feito pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Mas há regras, como a do limite de dinheiro por CPF e por instituição. Acesse a matéria completa e confira a explicação do diretor executivo do FGC.
O banco faliu. Como retirar seu dinheiro de lá?