Carros elétricos pareciam algo de um futuro distante há poucos anos, mas vêm se tornando realidade de forma acelerada. No Brasil, o número de emplacamentos de eletrificados passou de 117 em 2012 para mais de 49 mil em 2022.
Aprenda
– HEV (Hybrid Electric Vehicle, ou “veículo elétrico híbrido”) – Carro convencional que combina os combustíveis tradicionais com geração de energia elétrica de forma autônoma pelo próprio carro. Não usa bateria recarregável externamente.
– PHEV (Hybrid Electric Plug-in Vehicle, ou “veículo elétrico híbrido conectável”) – Carro elétrico híbrido, que utiliza combustíveis tradicionais mas é alimentado também pelo carregamento da bateria. – BEV (Battery Electric Vehicle, ou “veículo elétrico à bateria”) – É o carro 100% elétrico, que funciona com base no carregamento externo de uma bateria.
Os dois veículos eletrificados mais emplacados no Brasil em 2023 até agora são carros do tipo HEV, que não demandam carregamento por bateria: Toyota Corolla Cross e o Toyota Corolla Altis. De acordo com a Tabela Fipe, um Cross híbrido 0km sai hoje por R$ 200.115,00 e um Altis híbrido 0km é vendido a um preço médio de R$ 180.416,00.
Entre os exclusivamente elétricos, o campeão de vendas é o Volvo XC40, com 903 unidades emplacadas nos primeiros seis meses do ano. Trata-se de um carro que custa em torno de R$ 330 mil. O segundo full elétrico mais vendido é o BYD Yuan Plus, com 406 carros emplacados no primeiro semestre. Um 0km desse modelo, diz a Fipe, sai por cerca de R$ 270 mil.
Quando pensamos em financiamento, normalmente os bancos e financeiras desejam que a prestação do carro não ultrapasse 30% da renda mensal do comprador. Portanto, para financiar o Volvo XC40, é necessária de uma renda mensal de cerca de R$ 25.000, considerando um financiamento padrão em 60 meses. E no caso do JAC E-JS1, a renda necessária seria de R$ 10.000