COMO INVESTIR
Foi através do planejamento financeiro que eu consegui transformar meu grande sonho em realidade. Atualmente, eu afirmo que “sou muito maior que meus sonhos”! Me apresento como a filha da lixeira que ousou sonhar, estudar e ser economista. Por sonhar, muitas vezes, fui motivo de piadas.
No ambiente em que eu vivia, estudar era uma ousadia e, ser economista, digamos que não era uma profissão muito associada com pessoas negras. Na verdade, a chancela de “economista” estava associada a pessoas bem-sucedidas e era uma profissão de elite nos anos 1990. Então, era considerado uma insanidade para a minha realidade.
Hoje faz parte do meu trabalho ajudar pessoas a transformar seus sonhos em realidade. Eu as ajudo a tangibilizar os sonhos, transformando-os em objetivos, fracionando estes objetivos em metas e assim, priorizando o consumo para que os objetivos e, consequentemente, os sonhos sejam conquistados.
Eu defendo que o dinheiro deve ser visto como uma ponte para nossa satisfação e felicidade, jamais como algo doloroso. Encarar o planejamento financeiro para 2024 como uma forma de organizar os recursos para alcançar seus objetivos (ou seus sonhos), estimula a mudança de mentalidade e comportamento, e incentiva uma relação mais consciente com o dinheiro.
O planejamento financeiro para 2024 tem como base o orçamento mensal que é composto por rendimento, custos e despesas. Ele considera também a formação da reserva de emergência e investimentos baseados em seus objetivos e metas de curto, médio e longo prazo.
É muito mais agradável seguir um planejamento financeiro que requer prioridade no que realmente importa, que pondera antes de adquirir algo e, sobretudo, que envolve renúncias e escolhas quando os seus sonhos estão em jogo.
Um exemplo é a utilização da regra 50-30-20 defendida por 10 entre 10 educadores financeiros: - 50% de sua renda vai para os gastos fixos e essenciais como moradia, alimentação e educação; – 30% com estilo de vida como roupas e lazer; – 20% destinado para poupança e investimentos.
Comece seu planejamento para 2024 por conhecer seus sonhos e reconhecer suas capacidades financeiras. Para apoiar você nesta tarefa de entender como o planejamento financeiro pode transformar seu sonho em realidade, deixo três dicas: tangibilize os sonhos, reconheça suas capacidades financeiras e melhores suas relações financeiras.
A dica é reavaliar seus gastos e antes de comprar algo levar em consideração a necessidade real do item. Para isto, apresento o teste dos 3 P’s, que é simples e tem os seguintes questionamentos: Por que comprar? Preciso? Posso pagar?