Itaú Unibanco e a Rede lançam pagamentos com o Pix por aproximação, tornando as transações mais rápidas e seguras.
Com o Pix por aproximação, o tempo de transação cai de 36 para apenas 6 segundos, proporcionando uma experiência de pagamento extremamente ágil e eficiente para os consumidores.
A nova solução utiliza a tecnologia NFC, permitindo que os consumidores façam pagamentos apenas aproximando o celular das maquininhas da Rede, sem precisar acessar o app do banco.
A tecnologia NFC já é amplamente aceita, com 57,7% das transações no mundo físico. Além da rapidez, o Pix por aproximação oferece uma camada adicional de segurança com autenticação.
Cada transação é autenticada com senha ou biometria, sem necessidade de acessar o app do banco, e o valor da compra é exibido no celular do cliente antes da finalização.
Para os lojistas, o Pix por aproximação oferece tarifas reduzidas e liquidação online. Para os consumidores, facilita o acesso aos serviços financeiros, especialmente para quem não tem cartão de crédito.
A solução faz parte da agenda de inovação do Open Finance liderada pelo Banco Central, permitindo discussões e ajustes de padronização para melhorar ainda mais a experiência de pagamento.