Bancos pagam a Participação nos Lucros e Resultados até o fim do mês. A PLR, é um programa de remuneração variável que visa incentivar os colaboradores das empresas a contribuírem para o sucesso financeiro da companhia.
fiinanças pessoais
Os bancos privados vão depositar a primeira parcela do montante até o fim de setembro. Já para os bancos públicos, as regras podem variar. A Caixa, por exemplo, pagará a antecipação no dia 30 de setembro.
A PLR é um percentual do lucro gerado pela atividade do negócio no ano. Então, não é obrigatória nem tem valor fixo. Na modalidade mais comum do pagamento da PLR, os valores são igualitários para todos. Além disso, os cálculos da PLR são baseados em fórmulas predefinidas pela empresa, considerando metas financeiras, operacionais e individuais.
Como funciona a Participação nos Lucros e Resultados?
O pagamento da PLR é feito em duas vezes, mas não é uma obrigação. Segundo especialistas, isso é feito para incentivar a retenção de funcionários. Além disso, Hulisses Dias, analista CNPI e mestre em finanças, acredita que ocorre dessa maneira, porque falta educação financeira para muitos conseguirem lidar com uma grande remuneração uma vez no ano.
Como esperado, o valor da PLR muda conforme a função do colaborador dentro do banco ou de qualquer outra empresa.
1. Pague dívidas Essa sempre terá que ser a sua prioridade. 2. Antecipe débitos Com a PLR é possível adiantar pagamentos que são feitos de maneira anual. 3. Guarde para imprevistos Ter uma reserva de emergência é extremamente importante para lidar com imprevistos.
4. Realize algum sonho Especialistas indicam usar algo em torno de 15% a 20% do montante recebido para realizar algum sonho. 5. Invista em aprendizagem Conhecimento também é investimento. 6. Aplique parte do pagamento da PLR Quando a gente fala de investimentos, é sempre necessário ter uma análise do seu perfil de risco e um mix entre renda fixa e renda variável.