Com o trabalho remoto como uma realidade, 58 países já criaram vistos especiais para nômades digitais e outros programas voltados a esse público. Nos Estados Unidos, 17,3 milhões de americanos, o que significa 11% da força de trabalho do país, se identificam como nômades digitais.

Nômades digitais: conheça países com vistos especiais voltados a esse público

empreededorismo

Os dados são do relatório de agosto de 2023 da empresa MBO Partners. Segundo o documento, esses novos trabalhadores, tanto tradicionais como autônomos, representam um aumento de 2% em relação a 2022.

Neste ano, segundo a pesquisa, 70 milhões planejam se tornar nômades digitais nos próximos dois ou três anos. Ainda que o resultado seja 3% menor se comparado ao do ano passado, o relatório destaca que o número ainda é alto.

Modelo de trabalho cresceu com pandemia

A expansão desse modelo de trabalho ocorreu durante a pandemia. Desde o seu início em 2020, o número de nômades digitais com empregos tradicionais mais do que triplicou. Mas, neste ano esse número diminuiu em 4% entre os trabalhadores americanos, aponta o relatório. Por outro lado, o número de nômades digitais que são trabalhadores aumentou 14% em comparação com 2022.

A potência desse novo mercado está fazendo com que diversos países criem facilidades para atrair esses talentos. Governos estão percebendo que nômades digitais gastam mais dinheiro que turistas, criam vagas e até começam negócios locais, segundo o relatório.

Empreendedores digitais

A partir deste ano, nômades digitais podem trabalhar no país por até um ano. Depois desse período, é possível aplicar para um visto de residência de três anos, que pode ser renovado por mais dois anos.

Espanha

Veja os critérios: - Ter graduação ou pelo menos três anos de experiência profissional na área - Seguro saúde privado - Certificação de trabalho por pelo menos três meses para empresa estrangeira - Ter recursos financeiros de pelo menos o dobro do salário-mínimo espanhol (cerca de R$ 13,381).

Espanha

O visto para nômades digitais, anunciado em julho deste ano, é válido por até seis meses.  Também é possível tentar um visto de trabalho temporário e ficar no país por mais três anos se houver contratação por um empregador canadense.

Canadá

Uruguai

A permissão é válida por até 180 dias. O visto pode ser renovado por mais seis meses ou, em caso de estadia permanente, os requerentes podem solicitar a residência temporária ou permanente. Após entrar no Uruguai como turista, o interessado deve preencher um formulário online com informações pessoais e assinar uma declaração juramentada confirmando que têm meios financeiros para se sustentar durante o período.