Depois da explosão no número de influenciadores digitais de finanças nos últimos anos, esse mercado puxado por nomes como Thiago Nigro e Carol Dias parece ter se estabilizado.
INFLUENCIADORES
Dados da Anbima apontam que o número de influencers que fizeram publicações sobre o universo de investimentos em suas redes sociais entre janeiro e junho deste ano foi o mesmo entre julho e dezembro de 2022.
O Facebook perdeu 8% de perfis ativos. Segundo o relatório, a perda de atratividade da plataforma do Meta, que não ocorre apenas entre influenciadores de finanças, tem relação com o aumento do interesse dos brasileiros por outras redes, como Instagram.
Apesar da mudança do nome, de Twitter para X, a rede social manteve a liderança como a mais utilizada pelos influenciadores de finanças, concentrando 45,1% do volume de publicações.
Enquanto o X vai perdendo relevância por causa das novas regras, o YouTube sobe na preferência de influenciadores e investidores.
A pesquisa da Anbima traz uma lista com os influenciadores digitais mais relevantes entre as 4 plataformas analisadas. O semestre teve algumas novidades, como o retorno do economista Charles Mendlowicz, do canal Economista Sincero, à primeira posição.
A analista de ações Cristiane Fensterseifer, ex-Empíricus, aparece na lista pela primeira vez. Assim como a produtora de conteúdos Carol Dias, do canal Riqueza Em Dias.
1: Charles Mendlowicz (Economista Sincero) 2: Thiago Nigro (O Primo Rico) 3: Tiago Guitián Reis 4: Hermann Greb 5: Rafael Zattar 6: Cristiane Fensterseifer 7: Flávio Augusto 8: Carol Dias (Riqueza Em Dias) 9: Bruno Perini (Você MAIS Rico) 10: Gustavo Cerbasi