SIGA
Quem começa a se planejar para investir seu dinheiro sempre tem a dúvida: quais são as melhores opções? Pensando nisso, Gabriel Navarro selecionou três investimentos fáceis para iniciantes.
Mas, antes de começar, é preciso de três coisas: 1. Saber seu perfil investidor; 2. Ter uma reserva de emergência; 3. Saber seus objetivos. Quer saber por quê? Vem com a IF para entender!
Primeiro, é preciso que você saiba seu perfil investidor (conservador, moderado, arrojado) para que saiba quanto risco você está disposto a correr.
Depois disso, é essencial montar sua reserva de emergência. Ela precisa ter o total de gastos para manter o seu estilo de vida de 8 a 10 meses e estar, de preferência, em aplicações de renda fixa com liquidez diária.
Por último, saber o que você quer fazer com esse dinheiro guardado é essencial para saber quais são os ativos ideais para cada uma das reservas financeiras, afinal, vai te mostrar se suas metas são a curto, médio e longo prazo.
Descobriu o seu perfil de investidor, tem sua reserva de emergência pronta, descobriu suas metas e quer começar a diversificar? Então vamos às dicas de investimentos fáceis:
Para quem tem perfil conservador, um bom investimento para iniciantes é o Tesouro Direto, no qual você empresta o seu dinheiro para o governo. Capaz de que parte da sua reserva de emergência já esteja alocado nele.
Os ETFs funcionam como uma cesta de ações que você adquire de uma só vez. É muito interessante para quem está começando em renda variável, porque permite uma diversificação maior.
Nos fundos de investimentos, você compra cotas, geridas por uma equipe de especialistas. Assim, você terceiriza a responsabilidade de saber qual o melhor momento de comprar um ativo.