aprenda

Lições de Homer Simpson sobre finanças e investimentos

Homer e sua turma têm muito a nos ensinar sobre finanças pessoais, organização financeira, empréstimos e até investimentos. Mesmo que, muitas vezes, o ideal seja fazermos o exato oposto do que os personagens amarelos fazem.

No episódio “Homer versus Patty e Selma“, Homer conta aos companheiros de Bar do Moe que investiu no mercado futuro de abóboras.

1. Cuidado com a sazonalidade 

"Elas têm subido durante todo o mês de outubro, e eu tenho a sensação de que elas vão chegar ao pico por volta de janeiro e BUM! É aí que eu pego minha grana!”

Outubro é o mês do Halloween nos Estados Unidos. Nessa época, há uma grande procura por abóboras, usadas em receitas e em enfeites.

O correto seria Homer sair desse investimento ANTES de outubro. Porque depois disso, a temporada de Haloween acaba e o preço das abóboras cai.

Disco Stu é um personagem secundário do seriado que é fanático por disco music.  Ele tenta convencer Homer a investir em álbuns desse estilo de música. 

2. Cuidado com promessas mirabolantes

O raciocínio dele é o seguinte: as vendas de música disco cresceram 400% até o ano de 1976. “Se essa tendência continuar… Hey!”. Ele sugere que a curva continuará crescendo, gerando muitos ganhos para os investidores.

De fato, quem investiu em música disco nos anos 70 deve ter ficado rico. Mas quem ouve disco music hoje?  Para nós, a lição é: não se arrisque em áreas que você não domina. Ou nas quais não esteja muito bem assessorada.

Homer trabalha na usina atômica de Springfield e ficamos sabendo que ele tem ações da empresa.  Quando surge o boato de que a usina pode ser vendida, o preço das ações dispara.

3. Saiba o valor dos seus ativos

Impulsivo, afobado e ignorante, Homer vende suas ações por míseros US$ 25, o preço de uma cerveja especial no bar do Moe. 

Seus colegas de trabalho, que estavam melhor informados, ganham pequenas fortunas com a venda de suas ações

A lição é: ter boas informações a respeito dos seus ativos é essencial para não cair em roubadas e não tomar prejuízo. Homer vendeu suas ações por um preço muito baixo e cedo demais

Saiba como não ser como Homer Simpson na Inteligência Financeira!