Guia definitivo: como comprar a casa própria

FINANÇAS

Descubra as vantagens e desvantagens de comprar à vista, financiar ou optar por consórcio na aquisição da sua casa própria.

Exploramos as opções de pagamento à vista, financiamento e consórcio para realizar o sonho da casa própria.

Como comprar a casa própria

Se olharmos apenas a questão financeira, o consórcio sai mais barato que o financiamento. Porém, esse não é o único ponto que deve ser levado em consideração, explica Araujo. Atualmente, a taxa de juros de financiamento para um apartamento mais econômico, de R$ 220 mil, está em 7,96% ao ano. 

Financiamento ou consórcio?

Já se comprar um apartamento um pouco mais caro, de R$ 500 mil, essa taxa vai para 10,06% ao ano ou 0,8% ao mês. Com isso, o comprador vai pagar cerca de dois apartamentos e meio depois de 35 anos, diz. Comparativamente, a taxa de administração do consórcio, de 0,12% ao mês em média, é muito mais baixa.

Imóvel mais caro

Para o advogado Marcelo Tapai, a melhor opção para comprar a casa própria é fazendo o pagamento à vista de um imóvel pronto. 

Comprar à vista é a melhor opção

Mas o pior negócio para o advogado é comprar imóvel na planta. Tapai diz que, diferentemente do que muitos pensam, esse tipo de imóvel não custa mais barato que um imóvel pronto.

Imóvel na planta

Na opinião de Tapai, consórcios são sempre uma loteria. “Se for contemplado no início, pode ser uma boa opção. Porém, se demorar para receber a carta de crédito estará pagando prestações, com taxas, sem usar do imóvel.”, diz.

Consórcio é ‘loteria’