A abertura de capital de clubes de futebol é um assunto carregado de desafios. Há clubes bem geridos e lucrativos. Mas afinal, como ganhar dinheiro com isso?
Como ganhar dinheiro?
Como ganhar dinheiro?
É bastante comum que clubes façam investimentos que não geram resultados. Afinal, um atleta não é uma máquina que basta ligar na tomada para sabermos quantas unidades serão produzidas a partir de uma quantidade “X” de matéria-prima.
Atleta não é máquina
Atleta não é máquina
Uma das peculiaridades é justamente ter que gastar o máximo possível – por vezes, mais do que o possível – para formar elencos qualificados e ser competitivo.
Ter mais receita indica mais gastos. Portanto, é natural que os clubes, ao ganhar dinheiro, aloquem o máximo de suas receitas para atingir o maior grau de competitividade possível.
Receitas e gastos
Receitas e gastos
Logo, sobrar dinheiro significa retirar competitividade das equipes. Contudo, não significa que um clube de futebol não possa ter lucro e distribuir dividendos .
Para começar a pensar em lucrar e distribuir recursos aos sócios, é preciso avaliar uma série de condições, como modelo de negócios, porte e objetivos do clube.
Ou você fatura e gasta dinheiro para ser competitivo, ou você investe na formação e revelação de atletas para negociar seus direitos e lucrar.No segundo caso, os atletas são negociados com enorme margem de lucro. Parte dos recursos é investida e parte vai aos acionistas.
Saiba mais sobre o investimento em clubes de futebol.