aprenda
Você deve ter visto a história da estudante de medicina que sacou os R$ 937 mil reais para a formatura sem o consentimento dos colegas, certo?
Bom, o prejuízo foi grande, mas podemos aprender com esse erro. Quer saber como ter a formatura dos sonhos? Confira o próximo story.
Independente do objetivo – uma formatura milionária ou um jantar para os familiares – quanto mais cedo você começar a investir, melhor.
A educadora financeira Lai Santiago fez as contas pra gente. Prepara o print e confira a seguir:
Mas cuidado: a quantidade de jovens endividados vem crescendo no Brasil. Por isso, é importante se planejar individual e coletivamente, para que não pese para ninguém e a formatura não seja uma dor de cabeça.
Especialmente quando falamos de um dinheiro que é coletivo, é preciso ter o dobro de cuidado com a administração. Existem empresas especializadas em organizar formaturas e que devem ser avaliadas criteriosamente pela turma. Pesquise em sites como o Reclame Aqui.
A educadora financeira deu cinco dicas. Prepara o print e não perca nenhuma delas:
2. Escolha adequadamente os investimentos a serem realizados com o valor arrecadado;
1. Comece a planejar a formatura o quanto antes para reduzir o valor a ser arrecadado mensalmente;
4. Acione um advogado para apoiar na assinatura dos contratos;
5. Exija transparência e relatórios constantes para manter o controle do dinheiro.
3. Contrate uma empresa especializada para realizar a gestão do dinheiro da formatura, que tenha um bom histórico e reputação no mercado;
Para Lai, o ideal é buscar alternativas mais conservadoras e de alta liquidez Ela indica os CDBs de liquidez diária que rendam ao menos 100% do CDI, contas remuneradas e o Tesouro Selic.
Independente de quanto sua turma consegue investir mensalmente, é muito importante pesquisar em fintechs e bancos digitais para comparar as ofertas de renda fixa e contas remuneradas.