Dinheiro esquecido: você pode ter valores a receber pelo CPF, de bancos ou até da conta de falecidos

Dinheiro esquecido: você pode ter valores a receber pelo CPF, de bancos ou até da conta de falecidos

FINANÇAS

Existem R$ 7,51 bilhões perdidos por aí! Esses recursos estão esquecidos no sistema financeiro e que constam do Sistema de Valores a Receber (SRV).

O valor de R$ 7,51 bilhões constava no Sistema de Valores a Receber (SRV) até o fim de novembro, de acordo com informações do Banco Central no dia 8 de janeiro. Esses valores a receber estão disponíveis para saque imediato em 2024.

Saque imediato

· Contas de pagamento pré ou pós-pagas encerradas; · Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras encerradas e outros recursos disponíveis nas instituições para devolução. · Recursos esquecidos em conta corrente ou conta poupança já encerradas; · Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito; · Recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados; · Tarifas cobradas indevidamente, · Parcelas ou despesas de operações de crédito cobradas indevidamente

Onde estava o dinheiro?

A seguir, vamos te mostrar o caminho para saber se você tem algum valor a receber de um banco que fechou as portas, pelo seu CPF ou de algum parente que já morreu.

Como saber se você tem valor a receber?

Para descobrir se você tem valores a receber pelo CPF em 2024, você deve acessar o site do Banco Central, em valoresareceber.bcb.gov.br, do computador ou em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

1. Valores a receber pelo CPF

Quem é herdeiro ou inventariante também pode conferir se algum parente falecido deixou valores a receber acessando o SVR com o CPF da pessoa falecida.

2. Valores a receber da conta de parentes falecidos

Existe uma espécie de seguro, feito pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Mas há regras, como a do limite de dinheiro por CPF e por instituição.

3. O banco faliu. Como retirar seu dinheiro de lá?