FILHOS E DINHEIRO
A mesada pode ser uma forma de educar financeiramente os filhos para o futuro no sentido de ensinar eles a viverem com os próprios recursos.
Para Fabio Gallo, colunista da Inteligência Financeira, embora seja um instrumento útil, dar uma mesada não é essencial e depende de orçamento da família. Mas esse recurso pode evitar os pedidos diários de dinheiro.
A definição do valor da mesada deve levar em conta diversos fatores, explica Fabio Gallo. O círculo de amizades de seus filhos é um deles. Ele não deve ser o "milionário" nem o "mendigo" da turma.
Assim, continua o colunista da Inteligência Financeira, procure se informar sobre os hábitos financeiros dos amigos dos seus filhos para que eles não se sintam deslocados no grupo.
Outro aspecto importante na definição da quantia, prossegue o especialista, são os gastos habituais do seu filho, passeios e hobbies que devem ser discutidos para que vocês cheguem a um acordo.
Fabio Gallo alerta que, na definição do valor da mesada, deve ficar muito claro sobre o que é responsabilidade dos pais e aquilo que ficará por conta do filho.
Finalmente, o colunista argumenta que, estabelecido quanto dar de mesada, os pais não devem repassar recursos extras para os filhos. Essa atitude pode criar maus hábitos financeiros.