Finanças: 5 conselhos para meus filhos

aprenda

Para o nosso colunista Gabriel Navarro, a educação financeira, inclusive a infantil, é o único caminho para conquistar sonhos e objetivos.

Ele vai aposentar a minha filha, antes mesmo de ela começar a trabalhar. Como? Montou uma carteira de investimentos com uma rentabilidade média de 15% ao ano, aportando R$ 500 a cada 15 dias.

Isso vai dar liberdade para ela escolher se quer trabalhar para outra empresa, abrir seu próprio negócio, viajar, tirar um ano sabático, ou até mesmo reinvestir, aumentando suas reservas com a mágica dos juros compostos.

Saber o valor do dinheiro não depende de quanto você tem na conta bancária. Educação financeira você aprende em casa, com bons exemplos e ensinamentos.

Sua filha vai saber o valor do dinheiro?

Por isso, Navarro dá algumas lições sobre finanças que vou passar todos os dias para a Maju e que te aconselho a fazer o mesmo.

Nos EUA, o ex-presidente do Fed, Alan Greenspan, acompanha a venda de roupas íntimas masculinas como um indicador real dos gastos do consumidor e do potencial crescimento ou desaceleração.

1. Gaste menos do que você ganha

Criando esse hábito, ela sempre terá uma reserva a que recorrer se as coisas apertarem. A gente nunca sabe o dia de amanhã. A grande dívida que minha família acumulou me mostrou é preciso estar preparado sempre.

2. Guarde dinheiro sempre

O terceiro é não somente guardar esse dinheiro no banco, mas colocar ele pra gerar mais dinheiro. Isso através dos investimentos. Tudo dentro do perfil de investidor que minha filha desejar ter.

3. Invista sempre

Veja mais conselhos de Gabriel Navarro na IF!