APRENDA

Investi meu FGTS na Eletrobras: e agora?

Entre junho e julho de 2022, como parte do processo de privatização, a Eletrobras finalizou a oferta de ações via Fundo Mútuo de Privatização (FMP).

Apesar da queda dos papéis ON e PN (ELET3 caiu 31,83% desde a eleição de Lula, enquanto ELET6 despencou 30,64%), especialistas dizem que a empresa tem boa perspectiva de melhora financeira e atentam ao prazo do investimento.

A desvalorização das ações da Eletrobras na bolsa não devem perdura por muito, apontam analistas ouvidos pela Inteligência Financeira.

Cenário da Eletrobras é favorável

Para o mercado, o ativo tem boa perspectiva de valorização à medida em que a companhia reorganiza a gestão e diminui custos.

“Eletrobras tem grande potencial de melhora nesse tempo por questões de ineficiência que ainda assombram a empresa." Carlos Herrera, estrategista-chefe da Condor Insider.

Possível retorno surpreendente

Herrera estima que a Taxa Interna de Retorno (TIR) de investimentos da Eletrobras em 10 anos atinja 20% do valor patrimonial líquido (VLP).  A TIR é uma das principais formas de calcular se uma companhia de capital aberto tem um projeto viável e que justifique um investimento.

Outro ponto positivo a favor da Eletrobras é o setor em que a companhia opera. O ramo de geração e distribuição de energia é conhecido por ser um dos menos voláteis da bolsa.

Apesar de ser um investimento de longo prazo, os investidores que observaram a derrapada da Eletrobras se desesperaram. No momento de baixa, contudo, não é aconselhável que todos os investidores abandonem a posição em Eletrobras.

É o momento de sacar FGTS de Eletrobras?

Saiba mais sobre o que esperar para as ações da Eletrobras.