aprenda

1º ou 2º turno: como a eleição afeta seus investimentos

Cenário varia com o novo presidente

O que acontece se a eleição for vencida no 1º turno, com um dos candidatos obtendo mais de 50% dos votos válidos?

Primeiro turno

O término da eleição no primeiro turno representaria uma incerteza a menos para investidores e empresários, mesmo a custo de uma volatilidade  mais aguçada do mercado de ações.

Menos incerteza

Se Bolsonaro for eleito no primeiro turno, o mercado já sabe como será o plano de governo do atual presidente. Caso Lula vença a eleição no primeiro turno, o mercado deve ficar amais volátil, devido à incerteza das propostas e à equipe econômica do petista.

Depende do candidato

O 2º turno é mais benéfico para o investidor, já que nessa etapa do pleito Lula e Bolsonaro têm mais oportunidades para elaborarem seus planos de governo.

Segundo turno

Se Lula e Bolsonaro disputarem em um segundo turno, não haverá muito espaço para políticas econômicas mais radicais dos dois lados, já que nenhum conseguiu votos válidos suficientes.

Cheque em branco não

Tanto em um cenário de vitória de Lula quanto de Bolsonaro no primeiro ou no segundo turno, o investidor da renda fixa não deve ser muito afetado.

Renda fixa

Gabriel Maksoud, CEO da DOM Investimentos, recomenda diversificação. “É bem importante ter bastante caixa disponível. Nunca foi tão fácil e tão rentável [ter caixa], em um momento com tantas incertezas no ar."

Diversifique

1º ou 2º turno: como o rumo da eleição afeta seus investimentos

Leia em nossa plataforma

aprenda

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.