aprenda

SUR: as vantagens e desvantagens da moeda comum para Brasil e Argentina

A proposta, que existe desde os anos 1980, é criar uma moeda comum entre Brasil e Argentina. O objetivo é facilitar as transações comerciais e financeiras entre os dois países.

Vantagens da moeda Sur

Vantagens da moeda Sur

Considerando que o Sur é uma moeda que será utilizada nas transações entre os dois países, uma das vantagens seria a não utilização do dólar.  Ou seja, não seria mais necessário fazer o câmbio entre real dólar e dólar peso.

Além disso, para o Brasil exclusivamente, o uso do Sur poderia fazer com que o país aumentasse as exportações para Argentina. 

Já para a Argentina, uma possível vantagem é que o Sur poderia resolver a questão da escassez de dólares que o país enfrenta.

Desvantagens da moeda Sur

Desvantagens da moeda Sur

“O problema da implementação da moeda é que o Brasil pode acabar absorvendo a reputação ruim da Argentina." Fernanda Melo, economista da Inteligência Financeira.

A economista aponta que existem outros temas mais urgentes na nossa economia, como a necessidade de ‘desburocratização’ tributária e o teto de gastos.  "Priorizar o Sur no lugar de projetos mais urgentes significa, por exemplo, manter o Brasil sem a reforma tributária que precisamos."

Nada. “O real continuará a ser utilizado como moeda corrente no Brasil. E até mesmo quando o brasileiro viajar para a Argentina, ele levará seus reais para trocar por pesos”, Vicente Guimarães, CEO da VG Research.

E o que acontece com o real e o peso argentino?

E o que acontece com o real e o peso argentino?

O impacto para o Brasil

O impacto para o Brasil

O Sur poderia aumentar ainda mais a relação comercial entre os países, beneficiando o Brasil nas exportações.

E para a argentina?

E para a argentina?

A moeda também facilitaria as exportações da Argentina para o Brasil, reduzindo custos e a burocracia na transação.

Saiba mais sobre as vantagens e desvantagens da SUR