O dia em que Silvio Santos recebeu FHC para explicar o Plano Real

30 ANOS DO REAL

O lançamento do Plano Real, que completa 30 anos em 2024, teve alguns episódios curiosos. Um deles foi a participação do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, no Programa Silvio Santos, do SBT. FHC participou por cerca de 20 minutos de um dos programas de auditório mais populares da história da televisão brasileira na década de 1990 para explicar a Unidade Real de Valor (URV) e as mudanças então em curso na economia e que resultariam no Plano Real.

FHC vem aí!

Na conversa fluída entre o maior comunicador do país e o todo-poderoso ministro do presidente Itamar Franco falou-se da vida real: salários, preço do sapato, da geladeira e até do batom. Era o esforço de comunicação por trás da implementação do Plano Real. Uma necessidade diante de um plano complexo, que previa uma quase moeda, a Unidade Real de Valor (URV), uma série de outras medidas para arrumar a casa econômica e, finalmente, a implementação da nova moeda.

O assunto

Silvio Santos comenta que as pessoas no auditório não deveriam conhecer Fernando Henrique Cardoso pessoalmente. FHC brinca e até tenta descontrair: “É possível que algumas tenham conhecido já, quem sabe andando pelas vilas de São Paulo, pelas ruas, será que ninguém nunca, não cruzei nenhuma? Quem sabe, né?” Após um breve silêncio, Silvio Santos engata a conversa. “Bem, mas de qualquer forma, nós estamos tendo o prazer de receber no Programa Silvio Santos o ministro Fernando Henrique Cardoso que veio de Brasília para conversar comigo, para conversar com vocês e para conversar com os telespectadores.”

Popular

Ao longo de 20 minutos, FHC e Silvio Santos falam também de aluguel, outra questão que segundo o apresentador afligia o povo. O ministro explica que com a URV os preços seriam mais estáveis nessa questão: “Você sabe qual é a parte do seu dinheirinho que vai ser gasta com aluguel de uma maneira mais constante”. Até trataram da exploração feita por alguns, que aumentavam preços para além da inflação para aproveitar o momento de instabilidade.

Estabilidade

Já no final da conversa, FHC faz uma espécie de profecia após uma pergunta de Silvio Santos, que queria saber se o ministro confiava que o fantasma da inflação seria enfim superado. “Olha, de acordo com a nossa programação, certamente, na pior das hipóteses, no segundo semestre, a inflação caiu, acaba, ela vai lá pra baixo”.

Vai dar certo?