Análise do PIB feita por especialistas aponta os destaques do trimestre e indica um segundo semestre ainda mais positivo.

PIB sobe 0,9% no

ECONOMIA

trimestre: consumo

e agro fortaleceram

Os setores que garantiram números positivos ao PIB foram indústria e serviços, impulsionados pelo aumento do consumo das famílias, que aumentou 0,9% no segundo trimestre.

Serviços e agro

A resiliência do agro foi um dos pontos de destaque no crescimento acima do projetado, caindo 0,9% depois de um ganho extraordinário no primeiro trimestre.

Agronegócio resistiu

Apesar do efeito de medidas do governo, especialmente relacionadas às vendas de automóveis, a alta pode ser resultado de uma “atividade mais robusta” e não apenas relacionada a iniciativas pontuais.

Consumo das famílias

O economista André Perfeito avalia que o impulso no consumo das famílias ainda será sentido nos próximos trimestres. Ele diz que os dados recentes da PNAD, que apontou recorde na massa salarial, apontam nessa direção.

Deve melhorar

Para Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, “as expectativas foram superadas, isso reforça a nossa projeção, de que o PIB pode crescer algo em torno de 2,4% ou até mais”

Segundo semestre

Nos próximos meses, a atividade econômica pode ser impulsionada pelos investimentos que ainda não andaram por conta da manutenção dos juros em patamares elevados durante a maior parte do primeiro semestre.

O que vem por aí

Saiba mais