SAIBA

Desenrola Brasil: entenda os impactos do programa de Haddad

Com o programa Desenrola Brasil, a expectativa é que  o governo refinancie, junto aos bancos públicos e privados, as pendências financeiras de milhões de brasileiros.

A previsão de Fernando Haddad, ministro da Fazenda, é renegociar a dívida de 37 milhões de negativados.

O programa deve preparar um feirão de renegociações de dívidas, abrindo linhas de crédito descontadas para atrair a iniciativa privada a limpar o nome de clientes.

Como vai funcionar o Desenrola Brasil?

O Desenrola deve aplicar uma pena ao detentor de crédito. Assim, posteriormente, a dívida chega com um desconto para que a chance de calote aos bancos diminua.

“Essa dívida a ser cortada pode ser um débito de consumo [contas de água, luz, gás] ou financeira. O banco detentor vai perder uma parte e nunca vai recebê-la, mas vai obter uma parcela menor que vai ser refinanciada." Nicola Tingas,  economista da Acrefi.

Na prática, se um cliente deve R$ 2.000, por exemplo, paga um valor menor adiantado para obter desconto na dívida.  A partir do pagamento, a instituição financeira realiza um novo empréstimo com uma taxa reduzida de juros e prazo adequado.

A previsão é que a primeira fase do Desenrola Brasil contemple principalmente brasileiros de baixa renda, em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Desenrola Brasil é direito de quem?

O novo Bolsa Família fará parte do programa Desenrola. Isso deve  somar milhares famílias à base do programa, Além disso, quem optou por contratar o crédito consignado do Auxílio Brasil em 2022 também será contemplado.

Leia mais sobre os efeitos do  Desenrola Brasil!