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Governo quer carro popular a R$ 45 mil: isso é possível?

O carro popular voltou à discussão diante dos altos preços, da estagnação do mercado e do interesse do governo em buscar um modelo entre R$ 45 mil e R$ 50 mil. Mas, será que é um valor possível hoje?

Segundo o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, simulações estão sendo feitas. Mas,para ele, esse valor é impossível. 

Para ele, um carro popular nos moldes do programa de carro popular (1992-1995), custaria em torno de R$ 80 mil. Os carros mais baratos vendidos hoje giram em torno de R$ 70 mil.

Hoje, o carro popular da época seria R$ 80 mil pelo ajuste da inflação. Na época, as versões mais vendidos foram do Fusca e do Gol, da Volkswagen, e do Uno Mille, da Fiat.

Ajuste pela inflação

O dirigente  concorda com o incentivo do “popular verde”, que privilegiaria o uso do etanol, uma alternativa para descarbonizar o transporte.

‘Popular verde’ em pauta

A Anfavea, diz ele, tem especial interesse em discutir a renovação da frota porque os carros velhos poluem 20 vezes mais que os novos

Renovação da frota

O dirigente destacou que da indústria automobilística dependem 1,2 milhão de empregos.

Resultados

O nível de emprego teve avanço de 0,4% em março na comparação com 2022. Os fabricantes de veículos empregam 101,6 mil pessoas.

Mas a paralisação de oito fábricas preocupa Leite, assim como a constatação que, mantido o ritmo de produção dos 3 primeiros meses do ano, a indústria encerraria o ano com 30 mil veículos.

Previsões

Mas, uma boa notícia para os trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo do Campo: serão contratados 100 trabalhadores para atender à necessidade de elevar a produção da picape Saveiro.

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