Ata do Copom, IPCA-15 e mais; veja os destaques da agenda econômica da semana
MERCADOS
Na terça (26), às 8h, o Banco Central divulga a ata da última reunião do Copom, com detalhes do que foi discutido e o que embasou a nova baixa dos juros em 0,50 ponto, para 12,75%. O documento tende a elencar com mais clareza os próximos passos da política monetária. Ou seja, deve trazer elementos do que precisa acontecer para a queda dos juros ser intensificada e qual o tamanho do espaço para redução da Selic.
Logo mais na terça (26), às 9h, o IBGE informa a prévia da inflação de setembro. O resultado certamente contribuirá para incrementar a análise da ata do Copom. Vale lembrar que a convergência da inflação à meta de 3,25% favorece a queda dos juros.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados promove audiência pública na quarta-feira (27) com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. A reunião está marcada para 9h. Campos Neto deve responder sobre a política monetária e ser questionado por sua atuação no comando do BC.
O Banco Central apresenta na quinta (28), às 8h, o seu Relatório Trimestral de Inflação, com considerações sobre a evolução recente do cenário econômico e projeções que orientam as decisões de política monetária. Entre elas estão se o quadro inflacionário está melhorando, se a atividade econômica tem surpreendido e se o ritmo de queda da Selic tem se mostrado adequado para o controle dos preços.
Já lá fora, o PIB final do segundo trimestre dos Estados Unidos será divulgado também na quinta, às 9h30. Por fim, na sexta, às 9h30, a inflação do consumo (PCE) de agosto será conhecida. O índice é o preferido do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para acompanhar a evolução dos preços aos consumidores do país.