aprenda

Dólar: Vale a pena comprar agora?

Prever a trajetória do dólar é um cálculo classificado por muitos economistas como ‘futurologia’.  É difícil acertar a taxa de câmbio daqui a três, seis ou 12 meses.

Mas como aproveitar a baixa da moeda americana?

Cristiane Quartaroli, economista e head de câmbio do banco Ourinvest, deu três dicas à Inteligência Financeira para descomplicar os investimentos em dólar.

“Acho que sempre é aconselhável comprar dólar”, afirma a economista. Isso porque, explica Quartaroli, a moeda americana oscila bastante e o patrimônio do investidor no câmbio não depende apenas do cenário interno.

Agora é um bom momento para comprar dólar?

Como comprar dólar?

É recomendável que a compra da moeda seja feita aos poucos. Assim, você tem a chance de aproveitar uma baixa na cotação e evita perdas grandes nas aplicações.

Sim. Cristiane acredita que formar uma reserva de emergência em dólar pode ser positivo pela moeda ser a mais negociada no mundo.

O dólar pode ser usado para criar uma reserva de emergência?

O risco de desvalorização só aumenta quando o Fed  deixar de aumentar os juros — um cenário distante para Jerome Powell, presidente da autoridade monetária.

Como aproveitar a baixa do câmbio fora dos investimentos?

De duas formas: com a compra da moeda em si ou de imóveis nos Estados Unidos. O imóvel pode também servir como um investimento no exterior, de longo prazo.

Além disso, Quartaroli recomenda, ao observar uma baixa no dólar, a compra de cotas de ETFs ou fundos atrelados ao câmbio negociados na bolsa de valores. Na B3 , o investidor tem a opção de escolher ETFs brasileiros e americanos.

Saiba mais sobre o investimento em dólar na Inteligência Financeira!