ONDE INVESTIR
Você sabe qual é a diferença entre os dividendos de ações e os dos fundos imobiliários (FIIs)? Conversamos com especialistas e te contamos tudo o que precisa saber sobre o assunto.
Trazemos os esclarecimentos de dois especialistas: Glauco Legat, sócio da TRAAD Investimentos, e Guilherme Ferreira, especialista em investimentos CEA do Grupo Fractal.
Dividendosde ações e de FIIs são a distribuição do lucro que é entregue aos acionistas ou cotistas.
Guilherme esclarece que os dividendos dos fundos imobiliários, em geral, são distribuídos mensamente, como um aluguel. “Esses dividendos vêm do fluxo de caixa do fundo”, diz ele. “Por exemplo, um shopping center recebe os aluguéis das lojas e, após abater os custos operacionais, repassa parte dos dividendos aos cotistas do fundo”, explica.
No caso das ações, como explica Guilherme, os dividendos são parte dos lucros das empresas. “Quando um investidor compra uma ação, além poder ganhar com a valorização dessa empresa no mercado, ele recebe parte do seu lucro”, explica.
Há uma sutil diferença entre os dividendos de ações e dos FIIs. Diferentemente dos FIIs, as empresas não são obrigadas a distribuir dividendos, além de não possuírem uma frequência definida. “A distribuição de dividendos é uma decisão que cabe ao conselho de administração e à assembleia de acionistas da empresa”, complementa o especialista.
Outra diferença é que, em vez de receber uma parte do lucro, o investidor pode receber juros sobre o dinheiro que investiu na empresa. “Isso é chamado de JCP, os juros sobre capital próprio ”, lembra Guilherme. “Funciona mais ou menos como um empréstimo que você faz para a empresa e ela te paga juros por isso”, explica.
A grande vantagem dos dividendos de FIIs é que eles são distribuídos de forma mais regular, ou seja, são uma fonte estável de renda passiva. “O dividendo de uma empresa, por outro lado, tem mais volatilidade”, destaca Glauco. “Além disso, investir em FIIs permite que os investidores tenham exposição ao mercado imobiliário sem precisar comprar propriedades físicas”, diz Guilherme.
As ações oferecem potencial de valorização do capital. Ou seja, você pode lucrar com o aumento do preço das ações ao longo do tempo. “Um investidor que acredita no setor de mineração, por exemplo, pode comprar empresas desse setor”, diz Guilherme. “Caso sua estratégia esteja correta e a empresa opte por distribuir dividendos, ele participará do lucro da empresa”, afirma.
Para saber qual é o melhor tipo de dividendo é preciso saber qual é o seu perfil de investidor.