Vamos mostrar como montar uma carteira de investimentos diversificada: com produtos de renda fixa, variável, e veja só, criptomoedas. Saiba também de que forma deve ser essa composição para quem tem o perfil conservador, moderado e arrojado.

Diversificação: como deve ser a composição de uma carteira com renda fixa, variável e cripto?

INVESTIMENTOS

A diversificação no mundo dos investimentos é uma estratégia que envolve a distribuição de seus recursos em diferentes classes de ativos, como ações, títulos de renda fixa, fundos imobiliários, entre outros. “O objetivo é minimizar a volatilidade e o risco associado a um único investimento ou classe de ativos”, explica Amanda Notini, sócia da One Investimentos.

O que significa uma carteira de investimentos diversificada?

A diversificação deve ser vista como uma estratégia que pode ser adaptada às necessidades específicas de cada objetivo financeiro. Portanto, montar uma carteira com ativos diferentes é indicada em qualquer situação, como:

E qualquer carteira de investimento precisa ser diversificada?

Reserva de emergência: que deve ser altamente líquida e segura. A diversificação é menos relevante aqui, pois a principal prioridade é a acessibilidade imediata dos fundos. Objetivos de curto prazo: seja uma viagem ou a compra de um carro, o ideal é manter uma porção significativa em produtos líquidos e seguros.

Objetivos de longo prazo: aqui entram a compra de um imóvel e até mesmo a aposentadoria. “Nesse caso, a diversificação é fundamental. Você pode incluir uma ampla gama de ativos, como ações, títulos de renda fixa, fundos imobiliários e, se desejar, investimentos alternativos, para buscar retornos mais altos ao longo do tempo”, conta a sócia da One Investimentos.

· Objetivos financeiros · Tolerância ao risco · Prazos de investimento · Tolerância ao risco · Liquidez

Principais critérios de como montar uma carteira de investimentos

Então começamos por Hulisses Dias, mestre em finanças pela Sorbonne. Para ele, quem tem perfil conservador, a diversificação da carteira de investimentos deveria ser assim: – Renda fixa: 75%; – Renda variável (já com criptomoeda): 25%. Moderado: · Renda fixa: 50% · Renda Variável: 50% Arrojado: · Renda fixa: 25% · Renda variável: 75%

Na prática: como montar uma carteira de investimentos

Já pelo olhar de Fabrício Gonçalvez, CEO da Box Asset Management sobre como montar uma carteira diversificada: Conservador – Renda Fixa: Cerca de 70-85% – Renda Variável: Até 15% – Criptomoedas: Até 5% Moderado – Renda Fixa: Cerca de 50-65% – Renda Variável: Cerca de 20-35% – Criptomoedas: Até 10% Arrojado – Renda Fixa: Até 30% – Renda Variável: Cerca de 40-70% – Criptomoedas: Até 15%