Uma das formas mais comuns é através de plataformas de negociação peer-to-peer (P2P). Elas conectam compradores e vendedores diretamente, sem intermediários.
Se você perder a chave privada da sua carteira digital, não haverá uma empresa central para ajudar na recuperação. O acesso aos fundos pode ser perdido para sempre.
Investir sem corretora envolve fazer a própria gestão dos ativos, o que traz vantagens e desvantagens. É preciso um alto nível de responsabilidade e conhecimento técnico.
A autogestão permite o controle total sobre as chaves privadas e os fundos, mas também exige um alto nível de responsabilidade. Além disso, a experiência pode ser menos conveniente e rápida.
Ao optar pela autogestão, o investidor perde o acesso a certas ferramentas e facilidades, como compra recorrente e cartões de débito cripto, geralmente oferecidos pelas corretoras.
Investir em Bitcoin sem corretora pode ser atraente para quem busca controle e privacidade, mas exige um preparo significativo. É uma opção que deve ser avaliada criteriosamente.