SÉRIES E LIVROS
O Carnaval no Rio de Janeiro, o maior espetáculo da Terra, mobilizará multidões e movimentará cerca de R$ 4,5 bilhões em 2024
Um dos ápices da folia carioca é a passagem das escolas de samba pela Marquês de Sapucaí. O funcionamento dessa máquina vai além dos barracões e pode ser entendida em três obras badaladas dos últimos anos. Depois delas, você vai acompanhar a festa de uma outra maneira.
A série documental do Globoplay conta a história do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Com entrevistas recentes e reportagens de época, a produção mostra como os bicheiros dividiram territórios, viraram patronos das escolas de samba e dominaram o Carnaval carioca.
Também do Globoplay, a série documental foca na vida de Castor de Andrade e como ele aproveitou o futebol e o Carnaval para legitimar sua imagem. Advogado, por isso o doutor, Castor foi um dos poderosos chefões do jogo do bicho, mecenas do Bangu e patrono da Mocidade Independente de Padre Miguel.
O livro de Aloy Jupiara e Chico Otavio esmiúça a relação entre os bicheiros do Rio de Janeiro e a ditadura militar no Brasil. A obra destrincha também como o Carnaval foi usado por eles para conseguir prestígio. Entre os personagens estão Castor, Anísio Abrão David (Beija-Flor) e Capitão Guimarães (Vila Isabel).