Fim de ano: fuja  das fraudes

aprenda

Segundo pesquisas, 8,4 milhões de consumidores sofreram com golpes

Com o pagamento do 13º salário e as festas de fim de ano, é natural que o consumo aumente e os golpes também. Portanto, atenção redobrada para não cair  em fraudes e desfrutar o melhor da época sem maiores problemas.

Segundo uma pesquisa realizada pela EY-Parthenon, 85% dos brasileiros dizem que vão fazer alguma compra on-line neste fim de ano, acima da média mundial de 75%. Isso se dá pelo nosso hábito de trocar presentes nas celebrações familiares.

1. Clonagem de cartão; 2. Transferência bancária para golpistas se passando por conhecidos da vítima

Quais os golpes mais comuns?

Ao receber mensagens de “conhecidos” pedindo dinheiro ou para que pague contas, é bom sempre contactar diretamente essas pessoas para verificar a informação.

Quando se trata de cartão de crédito, sites e lojas mais confiáveis vão lhe dar várias opções de pagamento: débito, crédito, boleto e Pix são as opções mais comuns. Mas, se a única opção for boleto, desconfie: boletos são facilmente manipuláveis.

Verifique a autenticidade dos sites, se o sistema de pagamento possui certificado de segurança e procure pelas avaliações de compra de outros clientes, analisando atendimento, entrega, prazo e qualidade do produto final.

Atenção

Normal! Com os descontos e as promoções dessa época, é comum que o valor mude do anúncio original. Outra coisa que também pode interferir é o método de pagamento (alguns têm desconto!).

Preço mudou?

Acompanhe a IF e saiba mais sobre finanças e investimentos.