aprenda

IPCA: como ele  afeta seu bolso?

Calculado mês a mês, indicador impacta suas contas e seus investimentos

IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Ele foi criado em 1979 para medir o nível de preços de bens e serviços disponíveis na nossa economia.  Em outras palavras: ele é um índice de inflação que acompanha o preço daquilo que as famílias brasileiras compram e consomem.

O que é o IPCA?

Atualmente, o IPCA está em 1,06%. No dia 11 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o IPCA de abril de 2022, que fechou o mês com variação de 1,06%. Em março, o índice ficou em 1,62%. No acumulado de 12 meses até abril, o IPCA ficou em 12,13%.

Qual o valor do IPCA hoje?

O IBGE pesquisa preços em estabelecimentos comerciais e prestadoras de serviços nas principais áreas urbanas do país. A pesquisa é feita todos os dias, considerando o valor à vista.

Como ele é calculado?

Os preços de uma economia se ajustam pela oferta e demanda. Ou seja, o preço de um produto ou serviço tende a subir quando a procura aumenta e a oferta permanece igual ou diminui. Outros fatores contribuem para a variação da inflação, como os resultados das safras de alimentos, preço do dólar e gastos públicos.

Por que o IPCA sobe ou desce?

Se a inflação sobe, significa que as coisas estão ficando mais caras. A variação do IPCA é positiva, o que significa que os bens e serviços estão subindo de preço.  Quando os preços sobem durante muitos meses, como tem sido, o salário das pessoas não aumenta na mesma velocidade.

Impacto do IPCA no seu bolso

A inflação alta faz com que o Banco Central aumente a Selic  para conter a pressão sobre os preços.  Com juros mais altos, alguns títulos de renda fixa tendem a se beneficiar, como Tesouro Selic, LCIs e LCAs, CDBs e CDIs. 

E os investimentos?

aprenda

IPCA: como funciona o principal índice de inflação

Leia em nossa plataforma

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.