Para isso, você precisa saber das características da previdência, modelos, produtos... Vem com a gente!

Como investir na previdência privada?

Aposentadoria

TributáriasMaior aderência ao cenário econômico: o investidor pode mudar o perfil de risco para outras classes de ativos dos fundos de previdência, sem necessidade de efetuar resgate, por meio de portabilidade      ou migração interna; – Não possui come-cotas: fazendo com que os juros compostos aumentem o montante acumulado ao longo dos anos, quando comparado aos fundos ‘não previdência’, mas da mesma classe de ativos.

Características da previdência privada

Além disso, você poderá escolher entre duas tributações que serão descontados somente no momento do resgate ou sucessão: – Progressiva: com retenção na fonte de 15% (da rentabilidade no caso do VGBL e do total resgatado no caso do PGBL). – Regressiva: decresce na medida em que o tempo passa. A alíquota de imposto começa em 35%, baixando 5% a cada 2 anos.

Características da previdência privada

Sucessórias – Os valores aplicados em um plano de  previdência privada não entram em inventário e em alguns Estados não  pagam ITCMD (Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens e Direitos).

Características da previdência privada

A principal diferença entre um e outro está na característica tributária e a incidência de Imposto de Renda sobre o valor acumulado. O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é para quem faz a declaração completa do IR. Nesse caso, será possível abater até 12% da renda bruta tributável quando falamos de imposto. E ainda, o IR será cobrado sobre todo o capital investido

PGBL ou VGBL?

O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) não pode ser abatido no Imposto de Renda. Mas, quando o dinheiro é resgatado, o imposto será cobrado somente sobre o rendimento.

PGBL ou VGBL?

Importante levar em consideração o perfil do investidor e sua estratégia. Em renda fixa temos: 1. Ativo Quando a gestão do fundo faz uma composição entre os diversos papeis dessa classe, que são os prefixados, pós-fixados, inflação, título público, título privado. O intuito é comprar e vender esses papéis para capturar as mudanças da Selic.

Principais produtos da previdência privada

2. Passivo A gestão compra títulos pós-fixados com intuito de também acompanhar o movimento da Selic. 3. Inflação A gestão compra somente papeis atrelados a inflação, com intuito de oferecer lucro para os participantes do fundo.

Principais produtos da previdência privada

Em Multimercado, a gestão do fundo pode mesclar diversos tipos de papéis, como renda fixa, ações, câmbio e outras. Dentro de ações, a previdência privada é dividida em: Ativos: a gestão escolhe os papéis que comporão a carteira, com intuito de superar um índice de referência de bolsa. Balanceados: produto que mescla um percentual que tenta replicar um índice de referência de bolsa e um percentual em renda fixa.

Principais produtos da previdência privada

Para investir, é preciso acessar os planos por meio de grandes bancos e corretoras. É preciso escolher entre os planos VGBL ou PBGL, assim como o tipo de fundo (de renda fixa ou multimercado ) e o regime de tributação (progressiva ou regressiva).

Como investir?